O problema dos adultos

08-07-2024

Sou nova e tenho consciência  disso, minha maturidade não deve ser comparada a de um adulto, mas ser uma adolescente me garante uma coisa maravilhosa: a chance de mudar minhas atitudes e pensamentos.

Todos sabemos que nossa maneira de pensar evoluí conforme nossa idade avança, não é novidade pra ninguém que o crescimento gera um amadurecimento, tendo em vista que quanto mais tempo se vive maior as experiências garantidas e consecutivamente maior conhecimento, e pessoas com mais tempo de vida tendem a compartilhar seus pensamentos e conhecimentos com outras pessoas com o mesmo ou maior nível de conhecimento, menosprezando pessoas com menor nível que logo seriam pessoas mais novas, lógico que a idade afeta sim a maturidade das pessoas, mas julgá-las com pensamentos insuficientes só pela sua idade impedem a troca de conhecimento.

Não nego a maturidade de adultos, mas em consequência da idade seus ideais já estão formados, dificultando muito a chance de mudar seus pensamentos e os considerando a maior parte das vezes donos da razão por suas vivencias. 

Vou citar exemplos: -Pedro é um adulto de 33 anos que tem medo de sair de sua zona de conforto e esse medo o gerou incapacidade de sair da casa da sua mãe de 63 anos. Mesmo morando na casa de sua mãe ele trabalha via online e paga as devidas contas da casa, mas evita sair de seu quarto.                                                       -Fernanda tem 18 anos, cresceu em uma casa e família muito humilde e trabalha desde os 14 para ajudar a suster seus familiares.

Quem você considera o mais maduro? Pedro por sua idade, ou Fernanda?

A resposta correta não é nenhuma das duas, até porque as informações que lhe passei são insuficientes para julgar o conhecimento de cada um. Eu poderia muito bem dizer que o mais maduro é a Fernanda, tendo em conta sua vivencia e isso já seria o suficiente para provar meu ponto, mas ainda estaria errado.

Vamos nos aprofundar mais na história de Fernanda e Pedro: - Pedro se sente melhor em sua zona de conforto (sua casa), pois sua mãe de 63 anos é muito doente, o que o impede de sair de casa, pois prefere ajudá-la enquanto ainda é viva, garantindo boas condições a mesma. Pedro é advogado e trabalha com diversos casos, o que lhe garante conhecimento de muitas situações, situações o suficiente para considerá-lo uma pessoa madura e experiênte.                                                                                                                           - Fernanda não pôde aproveitar sua infância por conta de seu trabalho desde nova, como já passou por diversos trabalhos, tem seu curriculo impecável e é uma funcionaria exemplar. Cuida de dois irmãos pequenos e ajuda sua mãe com contas de casa pois seu pai é alcolátra e drogado, práticamente todo dinheiro do salário de Fernanda é usada para ajudar nos tratamentos de seu pai.

E agora, quem você considera mais maduro? 

Podemos nos aprofundar mais ainda em suas histórias, caso ainda esteja com dúvidas:

-Fernanda e Pedro são colegas de faculdade, ambos cursam filosofia e são grandes amigos, o passatempo favorito deles é conversar e pensar sobre a vida, trocando conhecimento e experiencias. Depois de muito tempo chegaram a um consenso sobre um assunto da qual tinham muito curiosidade e resolveram compartilhar com seu professor que acabou por o escrever no quadro:  Existem dois tipos de pessoas, as que aprendem com seus erros e as que aprendem com os erros dos outros.

Não é pela sua pouca idade e poucas vivencias significativas que sua maturidade é inferior a de pessoas mais velhas, uma pessoa mais nova pode muito bem aprender com as questões e experiencias dos outros em sua volta, o que a transforma na pessoa que vive e aprende através dos erros dos outros, e acaba por não os comete-los. E você pode muito bem viver situações que te tragam o conhecimento necessário para ser considerada uma pessoa madura, sendo assim a pessoa que aprende com seus próprios erros.

Mas uma pessoa verdadeiramente madura só pode ser identificada por ser uma pessoa que independente de sua idade, compartilha sua sabedoria e busca ver a evolução do próximo, e recebe o conhecimento que o outro pode o trazer, pois cada experiencia é individual e você deve aprender com todos a sua volta, sem se preocupar com a sua idade.



mlima- site de comentários
my comments-my life
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora