a primeira profecia
Um filme recente, vale mencionar que filmes de terror recentes não são tão levados a sério por conta de sua saturação e quantidade de filmes atuais ruins, para comentar sobre o problema dos atuais filmes de terror pretendo escrever um novo artigo, mas resolvi comentar aqui que um filme de terror atual com a temática espirítual e sobrenatural é basicamente pedir para uma ruim adaptação, minhas expectativas quanto a esse longa estavam baixas, e é claramente um dos melhores filmes de terror atuais que já assisti.
Uma boa comparação pra esse filme é Midsommar: o ritual, pois assim como midsommar, a primeira profecia não é um filme fácil de entender, e vejo apenas como um filme para aqueles que realmente são amantes do gênero terror. Bizarro, diferente, estranho, são sinonimos ótimos para descrever esse filme, e por isso gostei tanto do mesmo, pois está longe de um comum e saturado filme de freiras com a mesma história fraca e sustos esperados que estamos vendo atualmente, e por ser diferente do rotineiro não irá agradar a todos.
Sou apaixonada por filmes fora da caixa, longe do padrão, pois pra mim é dessa maneira que filmes bons são feitos, uma prova de que filmes fora do padrão são sim bons e revolucionários é Pobres Criaturas, que entregou o segundo Oscar de melhor atriz para Emma Stone, um filme muito controverso exatamente pela sua essencia e individualidade.
A Primeira profecia tem um jogo de câmera espetácular, cenas agoniantes e desconfortáveis e pequenos sustos bem elaborados, um bom plot twist (mesmo levemente previsivel), e uma atuação invejável. Por melhor que seja, não me agrada suas cenas finais com o Padre Brennan indo ver as garotas, para mim essa parte poderia tranquilamente ter sido retirada deixando um final aberto, mas sem a necessidade de sabermos mais sobre o que ocorreu com as meninas, e para os desprovidos de conhecimento da franquia por trás de a profecia, o nome escolhido para o anticristo tende a passar despercebido. Somos maravilhados com a tuação de Sonia Braga o que pra mim já é um grande motivo para ser um filme aclamado pelo publico brasileiro.
Infelizmente não só de flores o longa é feito, e as cenas do diabo deixam muito a desejar, se aproximando do óbvio e sendo nada criativo, temos furos de roteiro grotescos durante o filme que acabam por passar e por vezes sem notarmos.
Essa crítica fala do filme separadamente como um só, sem termos em conta os seus cinco filmes seguintes cronológicamente (que com toda a sinceridade, digo que não cheguei a vê-los na integra), o que me agrada muito, pois podemos assistí-lo sem a necessidade completa de continuarmos a acompanhar a saga.
Por fim, posso gárantir uma experiencia bizarra e única ao assistir o filme.